




© Email: artesaodabike@gmail.com Face ARTESÃO DA BIKE FONE 51 (35955904) Whatts ...(51 995020706 Novo Hamburgo RS
História da Chopper
As choppers, teve sua origem na Califórnia. O que as pessoas não sabem é a origem do termo.
Há algumas décadas atrás as modificações de chassis de motos para perder peso e ganhar estética estavam em alta. A prática de tais modificações era chamada de "bobbing" ou "choppin' off" (dá na mesma), cuja tradução de ambos se entende por "cortar fora".
Uma das motos, porém, teve maior destaque na mídia. Ela foi batizada com o nome de "The Bobber", pelo fato de ser uma moto resultada de processos de "bobbing".
O estilo da moto era bem próximo ao das choppers tradicionais, com guidão alto e sissy-bar (santo antônio) também alto, ambos característicos do estilo "old school" de motos.
Logo, se "bobber" vinha de "bobbing", "choppin' off" deu em "chopper", que ficou mais conhecido.
Depois disso a maioria das motos modificadas teve estilo semelhante, consolidando o estilo chopper. Todas eram artesanais até o lançamento da moto (e filme) Easy Rider, da Harley Davidson.
Conclusão: uma bicicleta ou moto chopper só fará seu nome valer as origens se tiver tido sua estrutura modificada. Porém, se não teve mas tem o estilo, não deixa de ser chopper, logicamente.
Expressão low rider significa "andar baixo". é um carro, moto ou uma "bike" que apresenta uma pintura especial, com rodas especiais e um sistema hidráulico na suspensão que faz com que ele tenha alguns movimentos, como por exemplo: PULAR ou andar bem perto do CHÃO!
Não podemos esquecer que o low rider, faz parte da cultura "Chicana!". O low rider é um dos componentes mais importantes que em conjunto a outros elementos como música, roupas, dança, clubes, etc formam a cultura Chicana como um todo.
Os Chicanos (mexicanos que residem em Los Angeles-L.A.), são os idealizadores e inventores do low rider. Em meados de 1956, Frank Aguirre deu o primeiro passo para a criação do low rider, quando em um "Corvette" do ano, aplicou pela primeira vez a pintura personalizada com purpurina e mais alguns detalhes e acessórios no carro.
Na época não havia nada parecido, e o carro por ele modificado se destacava de todos os outros modelos existentes.